Podemos nos perguntar sobre a importância da leitura para crianças tão pequenas (primeira infância) já que por serem tão pequenas, ainda não sabem ler. Pois bem, a leitura é uma prática fundamental para o desenvolvimento nesse momento de vida, pois auxilia o desenvolvimento cognitivo, intelectual, social, emocional, estimula a linguagem, escrita, a imaginação, criatividade, ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico (resolução de problemas) e a promoção do vínculo afetivo.
Mas de que forma isso acontece?
Na medida em que a criança escuta uma história que está sendo lida, ela vai desenvolvendo a capacidade de escuta, de memorização, concentração, vai compreendendo os diferentes pontos de vista (na história) e com isso aprendendo a ter empatia, a lidar com situações que podem ser desafiadoras, resolver problemas.
A leitura auxilia a criança a identificar seus medos, emoções e ajuda a lidar com eles, afinal a literatura cumpre o papel de fazer o ser humano a lidar com todas as emoções que está sentindo.
Quando a criança tem o contato com o livro (com as letras) ela também vai se familiarizando e quando chegar o momento de ser alfabetizada será mais fácil, pois ela já viu aquelas letras em algum lugar.
Ao acessar a leitura, “todo um universo de imaginação” é ativado, a criança amplia seu repertório de mundo, aprende a pensar de forma abstrata, cria conexões favoráveis inclusive para lidar com situações do cotidiano.
A leitura compartilhada (com outras crianças) cria a oportunidade para a interação significativa, fortalecendo os laços emocionais. O mesmo acontece quando os pais ou cuidadores se propõem a ler para a criança, esse vínculo se fortalece, além disso, é importante oferecer um ambiente seguro e acolhedor para a criança expressar suas emoções e curiosidades.
Estimular a leitura não é tarefa apenas da escola, mas também da família. Enquanto a escola tem a função mais pedagógica, a família pode promover uma leitura mais emocional. Nesse sentido, pode ser usado livros que vai de encontro as necessidades da criança naquele momento, por exemplo, identificar emoções (de raiva, tristeza), ou alguma outra questão que a criança esteja passando. Os pais podem ler histórias que fizeram parte da sua infância e é preciso valorizar essa memória afetiva. O mais importante é que a família goste da leitura e tenha o desejo em iniciar a criança também nesse processo.
Mas como os pais ou cuidadores podem incentivar a leitura de acordo com a faixa etária?
Do nascimento até os 3 anos: a família pode escolher livros que proporcionam experiências sensoriais como livros de banho e que estimulam a audição ou o tato.
Até os 6 anos: é possível optar por livros com temas mais místicos e que ajudem as crianças a lidarem com seus medos.
A partir dos 6 anos: podem ser inseridos livros de aventura e ficção científica.
Você se recorda de alguma história que foi contada na sua infância? Tem alguma memória afetiva em relação a elas? Você costuma ler para a sua criança? Que tal construir boas memórias?